Nissan GT-R mais potente e económico para 2011

15-03-2011 22:23

 

A nova geração do super-desportivo nipónico, que irá chegar ao mercado europeu em meados do próximo ano, destaca-se, essencialmente, pelas melhorias efectuadas no capítulo dinâmico, de forma a corresponder às exigências dos apaixonados por um dos melhores desportivos da actualidade.

Em grande destaque, o motor V6 Biturbo de apenas 3,5 litros, que vê a potência passar dos 485 para os 530 cavalos, enquanto o binário máximo atinge agora os 612 Nm, ao mesmo tempo que a marca anuncia ligeira redução do consumo médio – passa de 12,1 para 11,8 l/100km.

Os ganhos na potência e no consumo foram conseguidos através de uma maior pressão do turbo, abertura variável das válvulas, alterações na admissão e uma conduta de escape de maior diâmetro. Para o distinguir da versão anterior, parte da cobertura do motor passa a ser pintada de vermelho.

Também houve alterações na transmissão, com novas relações na caixa automática de seis velocidades de dupla embraiagem. A marca japonesa indica que o sistema de tracção integral também foi modificado a fim de resolver o desgaste excessivo dos tirantes da direcção e das rótulas. Existe ainda um novo modo de condução intitulado 'Save' que reduz os consumos em auto-estrada e a tracção passa a ser mais eficaz pela inclusão do modo 'R'.

Para além disso, conta com novas molas, amortecedores e barra estabilizadora numa suspensão, que recebeu também novos ângulos de avanço e de convergência.

Por fora, as alterações são muito discretas, passando apenas pela inclusão de luzes diurnas em LED embutidas nos novos pára-choques dianteiros – com entradas de ar de maior dimensão – cujo novo design ajuda a reduzir o coeficiente aerodinâmico dos anteriores 0.27 para 0.26.