Rolls Royce eléctrico pode custar mais de 1 milhão de euros

15-03-2011 22:16

Nem a aristocrática Rolls Royce «escapa» ao impulso eléctrico… A marca britânica acaba de apresentar no Salão Automóvel de Genebra, o «102EX», o primeiro «avanço» do futuro Phantom eléctrico - analistas do sector garantem que a avançar nunca será vendido abaixo de 1,2 milhões euros.

O Phantom Experimental Electric, ou 102EX, conta com dois motores eléctricos em substituição do 6.7 V12 que equipa o modelo de combustão. Em conjunto, os dois motores eléctricos produzem nada menos que 395 cavalos de potência e 800 Nm de binário máximo, números que lhe permite anunciar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de oito segundo e alcançar uma velocidade máxima de 160 km/h (limitada electronicamente). A autonomia anunciada não ultrapassa os 200 km.

Todas as novidades do Salão de Genebra

A apresentação do projecto no Salão de Genebra é apenas o início de uma tournée mundial que o levará a vários pontos da Europa mas também ao Médio Oriente, à Ásia e à América do Norte.

Nos países onde vai ser mostrado será dada oportunidade aos candidatos a proprietários de experimentarem o novo modelo. Esta será também uma forma da marca britânica avaliar o potencial «desejo» por um Rolls Royce eléctrico, ou seja, andar de carro em grande estilo e com a vantagem de não emitir um único grama de dióxido de carbono.

Segundo o director-geral do construtor, Torsten Müller-Ötvos, «com este protótipo, estudaremos alternativas de propulsão para o futuro, para escolhermos a melhor, adaptada às exigências da marca».

A Rolls Royce nega que já esteja a produzir o Phantom eléctrico em série, mas também garante que faz esta aposta com um propósito bem claro: perceber se há mercado.